Depoimentos

Aqui você pode deixar o seu depoimento de apoio a candidatura de Andréa Coelho. Ele passará por moderação e poderá ser postado, como os demais abaixo.

Quem apoia Andrea Coelho

“Apesar de novo na defensoria, três anos, desde logo encontrei um grupo de defensores dispostos a fazer uma nova instituição, de romper com os antigos paradigmas que sempre colocaram a Defensoria como órgão do Governo e subserviente a este. Andréa capitanea o pensamentos daqueles que como eu, querem mudar essa realidade transformando a Defensoria naquilo que a constituição lhe define: um órgão verdadeiramente autônomo e independente.

Andréa tem história, experiência e principalmente uma enorme energia e vontade de fazer, vem se preparando há tempos e estudando muito os problemas de nossa instituição, sua atuação no conselho é exemplo disso.

Andréa tem sem dúvida tem melhor programa para a gestão da Defensoria, melhor porque não foi feito de última hora nem foi pensado só por uma cabeça e sim veio da base dos defensores que foram bastante ouvidos e contribuíram enormemente para o projeto final.

Hoje, Andréa está no ápice da maturidade, do conhecimento e vontade de realizar, pronta para ser uma grande Defensora-Geral . Com ela na gestão maior de nossa instituição temos a certeza que cada Defensor poderá ser ouvido e cooperar no aprimoramento do serviço, que nossas prerrogativas serão defendidas assim como nossa autonomia sairá finalmente do papel.

Grande abraço amiga. Deus ilumine seus atos.”

Régis Coe Girão

———–

“Minha muito querida Andréa, estamos hoje, domingo, 09 de outubro de 2011, a poucas horas de escolhermos o Defensor Público Geral do Estado do Ceará. Bem, pelos menos de sabermos dos colegas defensores públicos qual aquele que a categoria gostaria que fosse o seu timoneiro. Todos sabemos afinal que, em última instância caberá ao governador a escolha, mas para a categoria o dia “D” é amanhã. Felizmente considero que temos junto com você dois outros candidatos sobre os quais não pesam qualquer suspeita que os considere indignos para ocupar tão relevante função, o que nos deixa, nesse aspecto, a todos nós defensores públicos tranquilos.

Mas quero falar de você, porque você eu conheço muito bem. Somos defensores filhos do mesmo concurso, juntos tomamos posse, juntos trabalhamos no cível, ombreados militamos na nossa luta classista, inclusive você um dia me procurou para que fosse candidato à sua sucessão na nossa ADPEC, o que muito me encheu de orgulho, onde naquela ocasião, em função de outras coisas não pude aceitar o honroso convite.

Em você deposito as minhas esperanças de uma Defensoria cada vez melhor, voltada para sociedade, com o máximo de respeito ao povo, nossa razão de existir. Em você, que independentemente da situação em que estivesse investida sempre respeitou os colegas, sempre tratou a todos com carinho e atenção fica a certeza de que, uma vez galgando o cargo máximo da nossa categoria será acessível e cordata com todos, sem discriminação, e que tem a consciência de que é necessário promover um ajuntamento de todos para o bem da instituição, em você deposito as minhas esperanças.

Algumas vozes podem até sussurrar que você não tem experiência para administrar, que não tem experiência de gestão, mas hoje em dia dizer que alguém não tem experiência é comum, falavam isso do Lula e deu no que deu, falavam isso da Dilma e está aí. Te confesso que quando assumi o Procon de Fortaleza não tinha experiência de gestão, mas tinha ideias e força de vontade e hoje conseguimos colocar o órgão entre os mais bem avaliados procons do Brasil e também um dos mais reconhecidos da administração municipal. Mas eu sei que você foi uma excelente presidente da nossa associação, soube liderar todas as lutas que naquele tempo estavam na ordem do dia, especialmente a Lei Complementar Estadual nº 06. Sou-lhe grato também porque, há três anos coloquei meu nome numa disputa política importante que é o cargo de vereador em Fortaleza e contei com o seu prestimoso apoio, porque ali compreendeu que mais que o João Ricardo era o defensor público que estava disputando um mandato popular e que, uma vez eleito seria uma voz da nossa corporação no mundo político, parlamentar, em suma, do poder.

Quero que saiba que você encarna, para mim, a candidatura da esperança e do amor à causa. Por fim, quero externar a minha alegria de ver que o comando da nossa instituição está sendo disputado por colegas probos e merecedores do respeito da categoria e da sociedade em geral. Oxalá tenhamos uma grande eleição, que a democracia e o respeito sejam os grande vencedores de amanhã, 10 de outubro.”

João Ricardo Franco Vieira

———-

“Parabéns, Andréa Coelho, pelo excelente desempenho no debate! 

Mostrou segurança, compreensão, conhecimento, equilíbrio, respeito, liderança, preparação, planejamento, compromisso! E X A T A M E N T E as propriedades do líder que precisamos para os próximos dois anos!

Não nos surpreendemos, pois ao longo de sua vida institucional, 18 anos, vc esteve sempre debatendo com os colegas defensores, com a classe política e com as demais instituições. 

Ao longo dos últimos dois anos, estava se doando pela instituição e pelos colegas, sempre debatendo os temas mais polêmicos, e postando firme na defesa dos direitos e prerrogativas dos defensores públicos!!

Ao longo dos últimos dois anos, principalmente, esteve reunida com os colegas defensores para ouvir-lhes as sugestões e as queixas, sempre pronta a levar a questão ao Conselho, como o fez por várias vezes. Quantas propostas de resoluções elaboradas de forma democrática e participativa! Quantos votos partilhados e discutidos com seus pares!!

Os últimos dois anos, seu mandato de conselheira foi um verdadeiro bastião para os defensores públicos, albergue de suas ânsias e sonhos!

Ao longo dos últimos seis a sete meses esteve planejando cada etapa desta campanha, amadurecida, compartilhada, desejada e equilibrada!!

Conversou com todos e com cada um – isso é acolhimento!

Daí a qualidade do material, o alcance e a aceitação da candidatura! Pertence a cada um dos defensores, pois todos temos um quinhão de colaboração e doação!

Parabéns, o debate de hoje foi o coroamento desta fantástica e incomparável campanha!

Dia 10, vote 10!”


Bheron Rocha – Defensor Público

————

“No dia 10, do mês 10, votarei no 10, com amor e esperança no coração que dias melhores virão ! Tive a sorte de ser testemunha “ocular” da evolução do ser humano ANDREA COELHO, de seu desempenho fenomenal como conselheira, presente em todos os fatos relevantes de nossa Defensoria nos últimos 2 anos.

Sem medo de ser feliz, amando o que faço, convido a todos os colegas para no dia 10, participarem de um sonho que vai se concretizar, com o defensor valorizado e a Defensoria na busca da efetivação da cidadania em todos os municípios cearenses…todo cearense é igual perante a lei, e merece ter um defensor em sua cidade !!

Tenho dito.”

Tarcisio Cordeiro – 12ª Defensoria Cível Fortaleza

————-

VOTO 10, voto ANDRÉA, pelo:

1-PROFISSIONALISMO – Apresentou o melhor projeto de Defensoria para o próximo biênio, esculpido com zelo e afinco ao longo de mais de 06 (seis) meses com várias reuniões ouvindo vários colegas da capital e interior;

2-COMPROMETIMENTO – esteve sempre próxima aos colegas, sobretudo nos últimos anos, trabalhando incansavelmente pelos Defensores, sempre presente e participando propositivamente em vários momentos;

3-TALENTO – imprimirá uma gestão moderna e profissionalizada com a consciência de que nossas conquistas serão provenientes, sobretudo, do somatório das potencialidades e talentos de todos os Defensores.

4-TRANSPARÊNCIA – vem desempenhando mandato irrepreensível junto ao Conselho Superior da Defensoria, publicizando pautas, discutindo projetos e democratizando decisões;

5-EFICIÊNCIA – possui experiência como gestora democrática e eficiente, tendo exercido os cargos de Presidente da Adpec, Secretária Executiva da Defensoria e Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Christus;

6-ACOLHIMENTO – estimada por todos os colegas de trabalho aonde exerceu seu múnus e reconhecida pelo o tratamento justo que dispensa a todos, prometendo uma gestão acolhedora e humana;

7-COOPERAÇÃO – valoriza o trabalho em equipe, comprometendo-se com uma gestão participativa e baseada em critérios meritocráticos sem fazer acepção de pessoas;

8-AUTO-ESTIMA – ama o múnus defensorial, irradiando este sentimento de pertença com autoestima elevada, contagiando todos;

9-DEMOCRACIA – acreditamos que ouvirá empaticamente os defensores como tem procedido como Conselheira;

10-TRABALHO – compromete-se com o trabalho de forma decidida e árdua, transitando com desenvoltura entre a classe política com experiência negocial , tendo participado ativamente das tratativas para a criação da Defensoria Pública no Estado do Ceará, através da Lei Complementar Estadual n° 6 de 28 de abril de 1997.

VOTO 10, VOTO ANDRÉA!

Defensor Público Epaminondas Feitosa

————

“Voto em Andrea Coelho para Defensora Pública Geral, porque acredito no seu comprometimento com os nossos sonhos, com as nossas lutas. Acredito ainda na sua FIBRA para enfrentar as pressões que o cargo exige, em razão da sua experiência como Presidente da ADPEC. Por fim, tenho convicção que é a pessoa mais indicada para lutar por nossa política institucional de agigantamento da Defensoria Pública no Estado!”

Defensor Público Emerson Castelo Branco – Coordenador Nuap

————–

 “A dimensão assumida pela Defensoria Pública, nos últimos anos, há que ser reconhecida, a fim de que possamos compreender sua enorme significância para as transformações sociais exigidas pela atual ordem constitucional. Acredito, portanto, que deva existir a valorização dos membros da Defensoria Pública, com suas enormes potencialidades, para a consecução da almejada transformação social, pois é pelas mãos de cada um que passa a grandeza dessa Instituição.

Demais disso, é necessário que, para a plena e efetiva conquista de tantos objetivos, dê-se a profissionalização de nossa atuação. Assim, pela enorme experiência administrativa, pela atuação firme e democrática como Conselheira do CONSUP, bem como pelo respeito às demandas dos defensores públicos do interior do Estado, incorporadas ao seu programa de gestão, deposito minha confiança em Andréa Coelho, como Defensora Pública Geral, para conduzir nossa Instituição no próximo biênio”.

Rubens Lima, Defensor Público

————-

“A razão pela qual lhe prestarei o meu apoio deve-se ao fato de conhecê-la já há algum tempo e durante todo esse período ser testemunha do seu compromisso com a Defensoria Pública e da sua constante luta pela melhoria da nossa condição de trabalho. Além disso, Andréa foi quem primeiro externou perante os colegas a sua determinação em concorrer no pleito para escolha do próximo Defensor Geral. Respeito muito os outros candidatos, colegas da minha alta estima, desejo a eles muito sucesso.”

Sandra Dond, da Defensora Pública de 2o Grau – 2a Câmara Cível do Tribunal de Justiça

———-

 “Quando o assunto é defensoria pública, você andréa sempre se mostrou uma dedicada guerreira na luta pela melhoria de nossa instituição. não é de hoje que você vem fazendo isso. estou com você. sucesso!” 

Cleber Ribeiro, Defensor Público Titular da 2a Defensoria Cível e Coordenador Cível.

———-

“Estou, mesmo a distancia, acompanhando a campanha e a sua perfeita desenvoltura, o blog, a exposicao na midia esta tudo muito bem coordenado. Somos amigas de longa data e bem conheco a sua competencia e vontade para fazer o melhor pela defensoria. Nao sou advogada mas meu voto vai para vc, always! Boa Sorte! Bjos”

Camila Morais

———-

“Mulher comprometida, inteligente, companheira e vencedora…a classe dos defensores tem sorte de contar com você.”

Danielle Cabral 

———–

“Prezada amiga, manifesto apoio incondicional à sua candidatura. Sucesso nesta grande empreitada!”

Ivo Carvalho

———–

“Sou solidário a candidatura da Dra. Andrea para Defensoria Pública Geral pela sua dinâmica de trabalho em prol não só da Defensoria, mas principalmente em defesa dos Defensores Públicos. Sua experiência e dinamismo demonstram acima de tudo independência e liderança, predicados fundamentais para quem pretende a direção da Defensoria Pública. Sou defensor da candidatura da Dra. Andrea, pois sei que não irá decepcionar a classe pela qual ela tanto luta. O seu compromisso é dar a Defensoria e aos defensores o destaque que merecem, colocando- os em igualdade financeira com as outras categorias jurídicas, o que é um sonho de todos nós”.

Luciano Sobreira, Defensor aposentado, mas sempre lutando em prol da categoria

 ——–

“Comprometimento com as causas institucionais, experiência profissional, dedicação a efetivação da justiça, liderança e conhecimento global das demandas da Defensoria Pública são predicados essenciais para o exercício do cargo de Defensor Público-Geral. Andrea Coelho congrega em sua pessoa todos os requisitos para exercer tão nobre tarefa, lapidada pelo exercício diário do papel institucional, tanto nas lides forenses quanto na defesa incondicional dos anseios da classe, razão pela qual merecerá o meu voto para o cargo de Defensor Público-Geral.”

Darlyanne Portela Landim – Defensora Pública de entrância especial – Titular da 4ª. Defensoria Cível

——–

“As carreiras públicas são construídas com base no empenho e na divulgação da importância daquele serviço prestado à sociedade. Não seria diferente para a Defensoria Pública. Enquanto o compromisso do Poder Público adstringe-se apenas em cortar gastos orçamentários e propalar boas ações, o compromisso da nossa Instituição não pode se ater em prestar o serviço jurídico. Tal como ocorre com o médico, que atende e não cura seu paciente, o Defensor que não atinge bons resultados, não logrou êxito algum em sua atuação. Não se está a falar em vencer, a tutela jurisdicional além da disputa, abrange a pacificação social dos conflitos.

Contudo, para buscar o melhor resultado, peticionar e figurar nos autos é insuficiente. Ser a parte que adorna o processo, ciente que sua atuação não atingirá desiderato algum, implica dizer que o Defensor encena, posiciona-se como mero personagem formal para anunciarem que o Brasil respeita garantias fundamentais. Isso é muito pouco.

A excelência da atuação da Instituição exige suporte logístico, aparato estrutural, tratamento adequado, equipamentos, funcionários que auxiliem o Defensor a cumprir suas incumbências. Aguardar que tudo esteja disponível dentro do funcionamento do Estado parece distante, mas certamente é possível. O Defensor deve perceber-se da sua importância na consecução do valor justiça, na concretização dos direitos fundamentais, no canal que pluraliza o debate dentro do Judiciário. Neste cenário, o Defensor pode sim comprometer-se com a missão de atuar como protagonista, na busca da concretização dos valores constitucionais.

Por ainda acreditar, ser um dia possível, alcançar tais objetivos, é que debito meu voto de confiança na pessoa da Andrea Coelho. Muito antes da sua candidatura, notei a preocupação sincera em transformar os paradigmas da Defensoria. A transparência e simplicidade aliada a uma longa experiência dentro da Instituição, me fazem acreditar que que ainda existam pessoas que mobilizam-se pela Defensoria. Sem desmerecer os outros colegas que se lançarão na árdua tarefa de disputar o cargo de Defensor Geral, sinto a necessidade de tomar postura, desta feita acreditando na combatividade da Andrea! Boa sorte em sua trajetória!”

Mariella Pittari, Defensora Pública do Núcleo de Defesa do Consumidor

—————

 “Ingressei na Defensoria Pública, por meio de concurso público, no ano de 1993, e no decorrer dessa longa trajetória, pude vivenciar as enormes transformações pela qual passou essa Instituição. Sempre trabalhando no interior do Estado, conheci de perto suas mazelas e, especialmente, as dificuldades da população mais carente.Sei que a Defensoria Pública é a porta onde toda essa parcela excluída de cidadãos socorre-se, e o quanto, por vezes, pareceu difícil satisfazer toda essa demanda, quase sem nenhuma estrutura. A despeito de todas essas dificuldades, nunca desisti dessa carreira, abracei-a quase que como uma missão, na constante tarefa de responder aos anseios de nossos assistidos.

Acredito que tanto trabalho dedicado à Defensoria Pública não foi em vão, pois tenho a convicção de que a consolidação dessa Instituição é construída a cada dia. No entanto, vejo como necessário darmos passos maiores, sobretudo, diante da capacidade de transformação social que possuímos no moderno Estado Democrático de Direito. Penso que a transformação exigida, sem desmerecer os demais colegas que se colocam a essa difícil tarefa, poderá ser implementada pela defensora pública Andréa Coelho, tanto pela coragem e espírito democrático com que tem pautado sua atuação profissional, como pela experiência adquirida, ao participar da Administração da DPGE, além de ter estado à frente da ADPEC.

Entendo que, como Defensora Pública Geral, Andréa será capaz de, juntamente com todos os defensores, colocar essa valorosa Instituição no patamar Constitucional que há tanto tempo almejamos. Meu voto, desde já, é em Andréa Coelho.”

Francisca Ednewma dos Santos Freitas, Defensora de Entrância Especial – Núcleo de Petição Inicial na Comarca do Crato

———-

“Fiquei muito feliz ao tomar conhecimento da candidatura da nobre colega. Convivo com a mesma e posso dizer que se trata de uma alguém que não faz acepções de pessoas (o que o seu jeito sério pode levar a crer), abraçando a todos fraternal e igualmente. Seu trabalho na ADPEC como Presidente, além das lutas da classe, incentivou ao máximo a qualificação dos Defensores, através de cursos (Quem sabe com ela no posto mais alto da Defensoria, não teríamos a nossa Escola da Defensoria?). Maior prova de sua liderança é o fato de ter sido a mais votada para o Conselho Superior da classe. Portanto, espontaneamente e sem qualquer pedido da candidata, recomendo-a.”

Bartolomeu Silva Figueredo

Deixe um comentário